O IRC Quick Shift SGRACE permite uma passagem rápida de mudanças, não se perdendo praticamente rotação no motor. É universal sendo portanto adaptável a qualquer moto.

 

Em aceleração, para passar de caixa sem um Quick Shift é necessário retirar acelerador, apertar a alavanca da embraiagem, subir uma velocidade, soltar a alavanca da embraiagem e voltar a rolar acelerador. Descrevendo desta forma parece bastante trabalhoso mas sem dúvida que para qualquer condutor com alguma experiência é uma operação bastante rápida, mas consome algum tempo e requer algum esforço físico como por exemplo num Track Day.

Há quem apenas utilize a alavanca das mudanças em conjunto com ligeiro retirar de acelerador, no entanto além de continuar a ser necessário utilizar o acelerador é preciso que haja uma sincronização perfeita entre o movimento do acelerador e a alavanca das mudanças.

Como é que funciona?

Muito simplesmente é um sensor de forças, sem movimento, que pode ser utilizado em extensão ou compressão dependendo se é uma caixa de velocidades normal ou invertida, podendo ser ligado de duas maneiras: Ou à ignição ou à injeção, sendo preferível e sempre que possível que seja ligado à ignição para uma maior precisão.

Ao movimentarmos o seletor de velocidades para subir uma mudança, é detetado esse movimento pelo sensor e é feito um corte momentâneo na ignição reduzindo assim o esforço que mecanicamente está a ser feito na transmissão. Este corte é o suficiente para permitir a entrada da nova mudança no seu sítio sem nenhum risco de danificar nenhum componente. Isto permite que não seja preciso “tirar punho” no acelerador.

É portanto um processo mais rápido e eficiente do que aquele que conseguimos fazer de forma normal. Veja dois exemplos da utilização deste acessório que lhe vai proporcionar deliciosos momentos na condução:

IRC Quick Shift Kawasaki ZX-10R

 

IRC Quick Shift Honda CBR 1000RR

 

Todas as características técnicas podem ser consultadas na nossa página do produto em IRC Quick Shifter

Visit Us On Facebook