2015 Aprilia RSV4 RF – Edicao Limitada

Conheça a edição limitada da Aprilia RSV4 RF – Uma edição especial muito limitada

A Aprilia brinda os seus fãs e amantes das duas rodas com a exclusiva 2015 Aprilia RSV4 RF, uma edição limitada a 500 unidades, apetrechada de tecnologia para disponibilizar ainda mais performance. Uma verdadeira moto de competição na estrada.

Especificações

Motor

De modo a poder competir no mundial de Superbikes o motor da Aprilia RSV4 RF continua abaixo dos 1000cc, mais precisamente 999.6cc, mas o fabricante alterou neste bloco por exemplo as cabeças dos cilindros, válvulas ovais em titânio e novas árvores de cames mais leves. Com uma potencia anunciada de 201 cavalos às 13.000 rpm este motor promete sensações fortes mesmo para os motociclistas mais exigentes.

Motor Aprilia Longitudinal V4 65º, 4 tempos, refrigeração liquida, dupla árvore de cames (DOHC) e 4 válvulas por cilindro.

Cilindrada: 999,6 cc

Diametro e Curso: 78mm x 52,3mm

Taxa de Compressão: 13.6:1

Potencia Máxima na Cambota: 201 cv (148kw) às 13.000 rpm

Binário Máximo na Cambota: 115Nm às 10.500 rpm

Sistema Injecção: Caixa de Ar alimentada por entradas de ar dinâmicas, tubagens de admissão variáveis controladas pela ECU, Corpo Admissão de 48mm com 8 injetores e á ultima tecnologia em “Ride by Wire”

3 Mapas de Gestão do Motor selecionáveis em andamento. (T) Track; (S) Sport; (R) Race.

Ignição Eletrónica Magneti Marelli integrada com a ECU.

Sistema de Lubrificação por cárter molhado com radiador de óleo e duas bombas de óleo (arrefecimento e lubrificação)

Sistema de Escape: 4-2-1 com silenciador lateral com a válvula de escape controlada pela ECU e conversor catalítico (Euro 3)

Transmissão

Sem toda a eletrónica presente neste modelo seria deveras difícil colocar toda a potência no chão. Esta 2015 Aprilia RSV4 RF possui o sistema aPRC (Aprilia Performance Ride Control), que inclui o sistema aTC (Aprilia Traction Control), aWC (Aprilia Wheelie Control), aLC (Aprilia Launch Control), onde cada um deste sistema poder ser ativado ou desativado independentemente.

Com uma caixa de 6 velocidades tipo cassete, está também presente de série o aQS (Aprilia Quick Shifter) de última geração. Com uma embraiagem Multi Disco banhada em óleo e sistema mecânico de anti-bloqueio, a 2015 Aprilia RSV4 RF promete o mínimo de perdas seja em aceleração ou em travagens mais agressivas.

1ª: 39/15 (2.600)
2ª: 33/16 (2.063)
3ª: 34/20 (1.700)
4ª: 31/21 (1.476)
5ª: 31/23 (1.348)
6ª: 34/27 (1.259)

Transmissão Primária: 73/44 (1.659)

Transmissão Secundária por Corrente: 41/16 (2.5625)

Chassis

Toda a geração de RSV’s sempre nos presenteou com quadros possuidores de uma rigidez de excepção e a 2015 Aprilia RSV4 RF não é exceção. O excelente quadro em alumínio, são acompanhados da conhecida Ohlins tanto na suspensão dianteiro como na traseira, e onde é possível efetuar todas as afinações imagináveis.

O sistema de travagem foi entregue a componentes de topo da Brembo, onde se destaca o ABS Bosch 9MP com possibilidade de ajuste para um dos 3 mapas disponíveis e acompanhado do sistema RLM (Rear Wheel Lift-Up Mitigation), sistema esse que pode ser desligado e que previne que a roda de trás levante em travagem acentuada.

Com jantes de 17″ em alumínio, de 5 furos sendo à frente de 3.5 polegadas e atrás 6 polegadas, permite a montagem à frente de pneus 120/70 ZR17 e atrás de série 200/55 ZR17 com a possibilidade em opção de atrás montar as medidas 190/50 ZR17 ou 190/55 ZR17.

A autonomia tem pouca consideração neste tipo de super desportiva, mas a Aprilia decidiu equipar este modelo com um depósito de 18,5 litros onde já inclui os 4 litros da reserva.

Conclusões

Com um peso a seco de 180Kg (sem bateria ou fluídos) a 2015 Aprilia RSV4 RF promete ser um veículo como poucos a devorar as pistas, com performances de topo onde a componente eletrónica é um must para conseguir colocar toda a capacidade do motor no chão, e tornar-se num míssil teleguiado. Para quem é amante de desportivas, as 500 unidades previstas irão valorizar esta moto ainda mais. Sem dúvida uma das motos mais eficientes construídas até hoje.

A decoração empregue nesta 2015 Aprilia RSV4 RF é inconfundível e não deixará ninguém indiferente. Para terminar verifiquem este pequeno vídeo da moto no último salão em Milão, onde foi apresentada ao público.

Vídeo de apresentação da Aprilia RSV4 RF – 2015
Shopping Cart
Scroll to Top