A ideia de uma desportiva moderna a 2 tempos hoje em dia é quase uma loucura tal como uma moto destas em si. A SRC 475 V3 vem contrariar esta ideia.
Existem muitas razões para a descontinuação de motos a dois tempos, como por exemplo as normas mais restritas de emissão de gases e de ruído dos escapes e também porque as motos com motores a quatro tempos são eficientes. São no entanto razões que aborrecem todos os amantes de motos com motores a dois tempos.
Hoje, as legendárias 2T estão à beira da extinção. No entanto, muitos aficionados não desistem. E por isso mesmo, Jean Pierre Bonato, o organizador do evento Sunday Ride Classic e alguns dos seus amigos continuam a acreditar na continuidade das motos a 2T. A moto da imagem em cima parece uma moto de fábrica, não é? No entanto, É a SRC 475 V3 construída manualmente e é única no mundo. Representa as máquinas imortais que se restauradas, hoje em dia iriam ofuscar algumas das desportivas atuais.
Eles construíram a RSC 475 V3 (uma moto a dois tempos construída manualmente) que compete com atuais desportivas. Uma vez que é uma moto exclusiva, não existe muita informação disponível sobre a mesma, mas preparámos uma lista de dez curiosidades sobre este modelo.
1. A SRC 475 V3 baseia-se numa das últimas motos a dois tempos construídas: A Aprilia RS250 (1999)

Tal como qualquer moto construída manualmente, a SRC necessita de um quadro que sustente um excelente desempenho. Seria necessário colocar um motor maior, 3 carburadores e electrónica. A escolha foi a Aprilia RS 250! Uma das últimas motos a dois tempos a ser produzida.
O chassis é em liga fundida de alumínio/magnésio de dupla trave (o que o torna leve), com o motor a atuar como um membro estrutural do conjunto. O braço oscilante em forma de banana dá mais distância ao solo e agilidade nas curvas.
2. O Coração da SRC 475 é Proveniente de uma Honda NS400R de 1984

Tal como o quadro, a SRC 475 necessita de um coração para dar ao piloto adrenalina enquanto leva a moto ao limite. A escolha recaiu sobre uma réplica de GP (na versão legal) de um dos pilotos mais conhecidos de sempre, Freddie Spencer, e a sua Honda NS400R.
A NS400R tinha um motor de 387cc de refrigeração líquida, 3 cilindros a 90 graus e que produzia 72 cavalos de potência. O motor foi aumentado para 470 cc, novos carburadores Keihin, escapes Terry Shepherd, ignição digital e mais algumas alterações que permitiram passar o motor para 88 cavalos de potência.
3. Três carburadores

O transformado motor da NS400R tinha três cilindros, sendo essa a razão de na SRC 475 V3 terem sido colocado três carburadores no chassis Aprilia. Foi um trabalho duro, uma vez que o quadro projetado pela Aprilia ter sido pensado para um motor de dois cilindros. No entanto nada impediu Jean Pierre Bonato e a sua equipa de atingir os objetivos propostos.
Foram colocados carburadores Keihin de 32 mm, bastante maiores que os de 26 mm originais. Além disso, os carburadores recebem o ar diretamente da boca da carenagem na frente, pois a caixa de ar dinâmica cobre os carburadores. Isto permite que o SRC respire livremente, dando-lhe uma melhor resposta no acelerador.
4. O Logo da SRC 475 Representa Tanto a Honda como a Aprilia (A Honda Dá Asas ao Chassis da Aprilia)

A imagem do tanque é bastante elucidativa, os logotipos da Honda e da Aprilia foram fundidos. Isto mostra que a SRC baseia-se num chassis Aprilia e tem o coração de uma Honda de dois tempos NS400R.
Embora a SRC (iniciais de Sunday Ride Classic) também se assemelhe à HRC da Honda, o logo foi pensado para representar a Honda (motor) dar asas à Aprilia (chassis). É uma justa e bonita forma de transmitir a engenharia Japonesa com a beleza Italiana, a SRC 475 V3.
O logo RS nas carenagens partilha o mesmo vínculo de ambas as marcas (Honda e Aprilia) e também é usado em ambas as marcas, como por exemplo a Aprilia RS660 e a Honda RS1000.
5. A configuração de 3 escapes

Embora a beleza desta disposição seja subjetiva dos gostos de cada um, a configuração dos três escapes com dois escapes num lado e um por debaixo da traseira é diferente do que estamos habituados a ver. Talvez nunca tenham visto isto, a não ser que sejam fãs do Moto-GP nos anos 80.
No entanto, o terceiro escape a sair abaixo do farolim traseiro foi uma batalha, tal como a colocação da luz traseira pela proximidade do escape. Fora este pormenor, a SRC emite o tradicional som de um motor de 2 tempos e inclui o fumo e as batidas. Uma nostalgia.
6. É uma moto moderna a 2 tempos e é linda!

Dificilmente não assumimos que a SRC 475 V3 é uma moto bonita. É no entanto difícil à primeira vista perceber se a moto é uma moto de fábrica ou se é uma construção manual. Afinal de contas este foi o principal mote da equipa, construir uma modo moderna a 2 tempos.
“O espírito da 475 foi imaginar uma moto desportiva atual a 2 tempos. O objetivo foi ter uma moto standard construída exatamente para estar no catálogo de um construtor: Uma moto de estrada legalizada com grandes espelhos, não uma réplica de uma moto de corrida com número, etc…”
bikebound.com
A entrada de ar frontal entre as luzes relembra-nos as motos de Moto-GP. Fora isto, os logos e o esquema de pintura em cinza encaixam perfeitamente à vista e nada parece demasiado excêntrico, exceto talvez o assento do condutor.
7. A Suspensão

A moto teria de ser leve, portanto tinham de encontrar as suspensões perfeitas para suportar a causa. Na dianteira foram utilizados os cartuchos do Kit Honda CBR racing, substituindo assim os cartuchos originais.
A suspensão traseira foi outro desafio. O tanque de óleo foi integrado perto do terceiro escape, por debaixo do assento, o que deixou pouco espaço para colocar um normal amortecedor mono. A escolha seria a colocação de um amortecedor Bitubo, mas a Ohlins preparou um amortecedor especial para a SRC que faz um trabalho fantástico.
Apenas com um pouco de peso na peseira a moto curva de forma brilhante, graças á afinação da suspensão e ao peso pluma do conjunto.
8. Pesa cerca de 140Kg a seco, por isso acelera e trava de forma impressionante!

Tal como a Harley-Davidson definiu um limite de peso para as suas motos, o mote de manter a SRC com um baixo peso dá-lhe um carácter próprio. Preparar um moto tão leve como este é um trabalho desafiante. No entanto, os magos da SRC conseguiram fazê-lo. Por exemplo o cilindro principal traseiro da RS pesa apenas 455 gramas! O peso a seco é de 140 Kg.
O chassis e o leve motor da Honda NS400R suporte este mote. A SRC entrega 88 cavalos de potência à roda traseira, e considerando o peso até dá arrepios. Já para não falar da performance do sistema de travagem da Beringer que é fenomenal e o travão traseiro com atuador por patilha no volante.
9. A SRC quase não tem espaço em baixo

O chassis da Aprilia é específico para o motor de 2 cilindros, mas uma vez que colocaram na SRC o motor de 3 cilindros da Honda aumentado para 470cc, quase não há espaço para nada.
Os três grandes carburadores e o sistema de escape que passa por baixo do tanque ainda tornam tudo mais complexo. O sistema de electrónica também está junto do amortecedor traseiro. Portanto a equipa está de parabéns não apenas por ter construído esta moto, mas por conseguir colocar todos os componentes de forma exímia. Tudo ficou bastante compactado!
10. É o trabalho manual personalizado que torna a SRC especial

A SRC 475 V3 não é única apenas por ser uma moderna moto a 2 tempos. Também exigiu muito trabalho manual, tornando-a ainda mais valiosa. Alguns componentes foram redesenhados para se conseguir atingir o objetivo.
Foram também introduzidas algumas sub-estruturas no chassis para encaixar e suportar o motor e os carburadores.
Especificações e Alterações na SRC 475 V3
- Chassis Aprilia RS250 (1999);
- Motor Honda NSR 400 (1984);
- Criação de uma sub-estrutura para instalar o motor;
- Amortecedores Ohlins;
- Alteração da suspensão para os garfos;
- Sistema de travões Beringer com travões de patilha no volante;
- Peseiras TYGA;
- Alteração no motor de 387 para 470cc com maiores pistões e cilindros modificados;
- Potência de 88CV às @ 9885 rpm
- Novas Válvulas de Admissão;
- Novos elementos na caixa de velocidade: 2ª/3ª/4ª estão mais próximas;
- Nova Ignição Digital;
- Carburadores 32 mm Keihin da Honda NSR 250 MC 18;
- 3 Escapes Shepherd;
- Carenagens TYGA
SRC 475 V3 – Galeria de Imagens

















